Leilão da massa falida do Banco Santos inclui coleção de fotografias de grandes autores.
Joe Rosenthal - (tomada de Ivojima) |
No próximo dia 22 de novembro de 2016 um leilão irá movimentar o mercado das artes no Brasil, o leilão da coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, que faz parte da Massa Falida do Banco Santos.
Neste leilão está includa uma coleção de fotografias de dar inveja a qualquer amante da arte fotográfica, são 73 fotografias de diversos autores, entre elas grandes nomes da fotografia como: Imogen Cunningham, Richard Avedon, Lucien Clergue, Robert Doisneau, Pierre Verger, Joe Rosenthal, Henri Cartier-Bresson, Ansel Adams, Man Ray, David La Chapelle.
Robert Doisneau |
Alguns nomes da fotografia brasileira também estão presentes no leilão, como: Miguel Rio Branco, Mário Cravo Neto, Sebastião Salgado, Cláudia Jaguaribe,
Os valores para arrematar alguma das fotografias desta coleção começam em R$1.900,00 e podem ser vistos no site dos responsaveis pelo leilão: iarremate.com
Ansel Adams |
O leilão é uma boa oportunidade para colecionadores, a primeira etapa, com 214 obras, marcada para o dia 22 de novembro, de forma presencial e online em um hotel de São Paulo. De acordo com o organizador do leilão, o acervo estará disponível para visitação de 12 a 21 de novembro, no Clé Reserva Contemporânea com visitas agendadas.
A segunda etapa, que vai oferecer 505 itens, ocorre no dia 29 de novembro. Os lances poderão ser feitos apenas pela plataforma online do iArremate.
David La Chapelle |
Man Ray |
Edemar Cid Ferreira foi o principal controlador do Banco Santos que teve a falência decretada em 20 de setembro de 2005, notório colecionador de obras de arte foi destaque por divulgar o patrimônio cultural do País, tornou-se uma celebridade presente em colunas sociais, recebendo condecorações e desempenhando funções em diversas entidades institucionais.
Posteriormente foi constatado que os investimentos realizados no campo artístico eram basicamente uma forma de Edemar lavar dinheiro obtido ilegalmente de forma fraudulenta e ocultar o enriquecimento ilícito. A maior parte da coleção de artes estava em sua mansão de 4 mil metros quadrados na rua Gália, Bairro do Morumbi em São Paulo.
Henri Cartier-Bresson |
22 de Novembro de 2016 às 14:00hs
Endereço: Hotel Unique, Av. Brig. Luís Antônio, 4700,- São Paulo - SP
Exposição em Clé Reserva Contemporânea
12/11/2016 à 21/11/2016 entre 12:00h e 20:00h
Alameda Araguacema, 103, Tamboré - São Paulo - SP
Visita à exposição SOMENTE através de agendamento prévio em: aloisiocravo.eventbrite.com
Lucien Clergue |
Richard Avedon |
Nenhum comentário:
Postar um comentário