Anunciados os vencedores do Prêmio Pulitzer 2020
O Pulitzer, premiação mais importante do jornalismo norte-americano, é distribuído desde 1917, quando o editor jornalístico Joseph Pulitzer os estabeleceu em seu testamento. O anúncio desta segunda-feira havia sido adiado por duas semanas pois alguns jornalistas do conselho da premiação estão cobrindo a pandemia de coronavírus e precisaram de tempo adicional para avaliar os participantes.
Em anos normais, os prêmios são anunciados diante de um público na Universidade de Columbia, em Nova York. Nesta segunda-feira, Dana Canedy, que administra o Pulitzer, anunciou os vencedores em sua sala de estar, após 18 membros do conselho escolherem os finalistas e vencedores em “debates virtuais e digitais”.
“Ironicamente, a primeira vez em que os prêmios foram apresentados foi em junho de 1917 — menos de um ano antes do início da pandemia da gripe espanhola de 1918”, disse. “Durante essa temporada de incerteza sem precedentes, uma coisa que sabemos ao certo é que o jornalismo nunca para”.
As duas categorias de fotografia no Pulitzer foram vencidas pelas equipes da Reuters e Associeated Press.
Equipe de fotografia da Reuters
Por fotografias amplas e esclarecedoras de Hong Kong, os cidadãos protestaram contra a violação de suas liberdades civis e defenderam a autonomia da região pelo governo chinês.
Channi Anand, Mukhtar Khan e Dar Yasin, da Associated Press
Por imagens impressionantes da vida no território contestado da Caxemira, quando a Índia revogou sua independência, executada através de um blecaute nas comunicações.
Conheça os vencedores do Pulitzer 2020 e seus trabalhos:
Fonte: Pulitzer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário